II Jornadas de Eng.ª das Energias Renováveis

"A entrada em funcionamento da nova licenciatura em Engenharia das Energias Renováveis – resultante de uma parceria entre a Escola Superior de Tecnologia (EST) e a Escola Superior Agrária (ESA) – veio não só enriquecer a oferta formativa de cursos de engenharia no seio do IPCB, mas veio também dar voz a todos aqueles que, de algum modo, se interessam e preocupam com os problemas energéticos e ambientais.

As II Jornadas de Engª das Energias Renováveis, uma iniciativa do movimento associativo NEER – Núcleo de Engenharia das Energias Renováveis (órgão representativo dos estudantes deste curso) visam criar um primeiro fórum de apresentação, troca de ideias e convívio entre estudantes, docentes, investigadores e empresas da região."

• 09:15 - Sessão de Abertura da “III Semana de Engenharia @ ESTCB”

Presença: Presidente do IPCB, Presidente da CMCB, Diretor ESTCB, Coordenador UTCEEI, Coordenador de UTC de Eng.ª Civil

• 09:45 - Início das “II Jornadas de Engª das Energias Renováveis”

• 10:00 - Panorama geral das energias renováveis em Portugal

Orador: António Sá da Costa, APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis

• 10:45 - Coffee-break

• 11:15 - Energia Eólica no Panorama Energético Português

Orador: Sílvio José Pinto Simões Mariano, UBI – Universidade da Beira Interior

• 11:55 - O Aquecimento Global e os seus Efeitos

Orador: Manuel Costa Alves, Meteorologista

• 12:30 - Almoço com os oradores convidados

• 14:30 - Bioenergia Portugal 2013 – 1ª Mostra Tecnológica de Bioenergia em Portugal

Orador: Tiago Manuel Anselmo Gaio, ARENATejo – Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo

• 15:15 - Hidrogénio e Novos Vectores Energéticos

Orador: Paula Alexandra Costa, LNEG-UEZ – Laboratório Nacional de Energia e Geologia, Unidade de Emissões Zero

• 16:00 - Debate

• 16:30 - Encerramento dos trabalhos (com fotografia de grupo)

• 19:30 - Jantar de confraternização de alunos e docentes de EER

Edições anteriores

Edição 2012

Organização: UTC de Engª Electrotécnica e Industrial

Professores: Luís P. C. Neto, António C. Duarte, António Cerejo da Silva
    Alunos: Rúben Freitas, Vasco Franco, Cátia Barroco
Contactos: jornadaseer.est@ipcb.pt

Reserve já o seu lugar e venha visitar-nos!

Por favor aguarde!

Pedido Inserido com Sucesso.