As Jornadas de Engenharia Industrial, enquadram-se na semana das Engenharias da Escola Superior de Tecnologia (EST), do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB). Com as Jornadas pretende-se fortalecer o contacto e comunicação entre os alunos e os seus futuros empregadores, empresas industriais e de serviços em vários domínios da Engenharia Industrial e Tecnologia dos Equipamentos de Saúde.

A ESTCB como Instituição de Ensino Superior preocupa-se com a empregabilidade dos seus alunos e o acampanhamento pós finalização do curso, deste modo com as IIas jornadas de Engenharia Industrial serão oradores, empresas de referencia da região e do país, em que alguns oradores são licenciados em Engenharia Industrial e Tecnologia dos Equipamentos de Saúde, pela ESTCB.

O tema da Empregabilidade dos cursos que ministramos é abordado nas Jornadas, através do papel que as incubadoras de empresas na região centro têm ao potenciar o empreendedorismo, bem como através do papel que os ex-alunos têm desempenhado no desenvolvimento do sector industrial na região e país.

A conjectura da crise mundial que atravessamos, faz-nos pensar com mais cuidado, qual o futuro que queremos, é nesse sentido que procuramos trazer às jornadas temas tais como o empreendedorismo, fábricas do futuro, internacionalização, entre outros.

São especialmente bem-vindos à Jornadas de Engenharia Industrial alunos do Ensino Secundário, para que possam conhecer o que o futuro tem para eles reservado numa área em constante evolução e que necessita de recursos humanos com elevada qualificação. Este é o papel da ESTCB e dos docentes dos Cursos de Engenharia Industrial e Tecnologia dos Equipamentos de Saúde, formar alunos para os desafios atuais do mercado de trabalho e assim contribuir para o avanço tecnológico do nosso país e em particular da nossa região.

É também nesse sentido que o Curso de Eng.ª Industrial abre também os seus laboratórios à comuninade e mostra  o que se faz e o que se poderá fazer com um ensino de qualidade, virado para o mercado de trabalho.

Participem nas II Jornadas de Engenharia Industrial.

 

A organização.