Projeto de Engenharia Civil ganha Prémio em Conferência
Cursos / 2021-06-25

Decorreu no passado dia 19 de maio o 1º Simpósio de Engenharia Civil (SEC 2021). Foi a primeira iniciativa do género em Portugal capaz de congregar todas as Instituições do Ensino Superior Portuguesas que ministram formação em Engenharia Civil. O evento tinha em vista fomentar a publicação científica por estudantes da Licenciatura e Mestrado em Engenharia Civil com base nos trabalhos académicos de final de curso, aproximando empresas e academia num intercâmbio de experiências, reflexão e discussão entre participantes.

Um dos trabalhos apresentados pelo IPCB, foi premiado de entre 97 trabalhos submetidos a concurso, com o 2º lugar na Categoria Resumo Alargado – Licenciatura. O Prémio distinguiu o trabalho “Avaliação do Risco de Incêndio de uma Habitação Multifamiliar pelo Método de FRIM“ da autoria da aluna Andreia Madeira Pires e orientado pela Professora Cristina Calmeiro.

Os conceitos de qualidade de vida e de qualidade de ambiente urbano estão intimamente ligados ao conceito de requalificação do espaço público urbano. Nos centros urbanos, a segurança contra incêndios é um tema ao qual se deve dar grande relevância, não só pelo risco que pode representar para a perda de vidas humanas, mas também pelo risco que representa à riqueza cultural, patrimonial e valor histórico.

O presente projeto teve como objetivo a análise do risco de incêndio a um projeto de reabilitação de um edifício urbano com base no Regime Jurídico e Regulamento Técnico de Segurança Contra Incêndio em Edifícios. Para a análise do risco de incêndio do projeto em estudo, aplicou-se a metodologia Fire Rysk Index Method (FRIM).

Para mais informações em: https://www2.isep.ipp.pt/sec2021/