Professores da ESTCB em mobilidade internacional na Palestina
Mobilidade / 2019-02-28

Entre os dias 18 e 22 de fevereiro, os docentes Ana Vaz Ferreira, Teresa Albuquerque e Rogério Dionísio visitaram a Universidade de Al-Quds, no âmbito de uma bolsa de mobilidade ICM / Erasmus+ à Palestina.

As atividades desenvolvidas envolveram palestras para docentes e alunos, onde se focaram os temas referentes à oferta formativa da UTC de Engenharia Civil, a experiência em projetos internacionais e o programa KA2, nomeadamente no que se refere ao tema  ‘Joint Projects’ no âmbito da atividade  ‘Curriculum Development’. A definição de uma proposta para novas linhas de cooperação entre as duas instituições, em particular, uma candidatura conjunta ao programa Erasmus KA2 - Capacity Building in the field of Higher Education, enquadram-se nos trabalhos futuros a desenvolver entre as duas instituições. Este programa possui uma tipologia de projetos com uma atividade específica destinada ao desenvolvimento curricular.

Durante este período, além das apresentações referidas, houve a oportunidade de participar em reuniões com o Vice-presidente da Al-Quds University, com o Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia, além de membros do corpo docente e não docente, explorando-se assim diversas áreas de colaboração e interesse comuns. A oportunidade permitiu ainda a visita ao Pólo existente em território palestiniano (Abu Dis), nomeadamente aos ateliers do Curso de Arquitetura e Laboratório de Materiais de Construção.

 Os docentes da universidade de Al-Quds irão realizar mobilidade para o IPCB, previsivelmente em junho, com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos agora iniciados e referentes ao processo de candidatura ao programa KA2.

Foram também abordadas questões relacionadas com o reconhecimento dos cursos da Universidade de Al-Quds, o interesse em estreitar os laços de cooperação com o IPCB e incrementar a mobilidade de estudantes da universidade de Al-Quds para o IPCB.

Para mais informações em: https://www.alquds.edu/en