Professor da ESTCB foi orador convidado em Conferência Internacional
Docentes e Serviços / 2018-11-16

Todos os anos a cidade de Riga recebe a conferência internacional RTUWO’18 – Advances in Wireless and Optical Communications (IEEE), onde são debatidos e apresentados os recentes avanços científicos e tecnológicos nas áreas da comunicação com fibra ótica e com sistemas rádio sem fios. As redes de comunicação de 5ª geração (5G), que deverão entrar em funcionamento em 2021, foram um dos temas debatidos.

O Professor Doutor Rogério Dionísio, da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco, foi convidado para realizar um Workshop intitulado “Spectrum Engineering towards 5G: Helping to ensure eficient and interference-free wireless communications”. Com recurso ao software SEAMCAT, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os fundamentos das interferências rádio entre sistemas de comunicação sem fios, e desta forma potenciar soluções para diminuir ou eliminar essas interferências.

O software SEAMCAT é desenvolvido pelo ECO – European Communication Office e é utilizado pelos reguladores europeus do espetro radioelétrico e por vários organismos da Comissão Europeia.

Para mais informações em: www.rtuwo.org