Construir Robôs Inteligentes no laboratório de robótica da EST-IPCB
Outras Rubricas / 2018-07-06

Na primeira semana de Julho, doze alunos de várias idades construíram o seu primeiro robô no laboratório de robótica da EST-IPCB.

A atividade foi patrocinada pela Ciência Viva, que anualmente apoia as instituições do ensino superior do país, para que possam receber nos seus laboratório de investigação, durante pelo menos uma semana alunos do secundário. Este ano, também do terceiro ciclo, no âmbito da iniciativa ‘começar cedo’.

 Os organizadores da iniciativa no laboratório de Robótica, Professor Paulo Gonçalves, e o bolseiro de investigação Samuel Santos (licenciado em Engenharia Industrial), atualmente a trabalhar no projeto EuroAGE, puderam receber esta ano alunos da cidade: Escola Afonso de Paiva e Amato Lusitano. Todos os alunos gostaram da iniciativa e demonstraram um empenho fora de série, não só a construir o robô, mas também para o afinar mecanicamente. 

Para além de construir o robô, foi necessário programar todas as tarefas que o robô deveria fazer. Desde as mais simples, como mudar a direção do robô, até às mais complexas como controlar as reações do robô em função da informação que constantemente vinha dos sensores.  Puderam ainda programar o robô para ser telecomandado por telemóvel ou ainda ter comportamento autónomo e desviar-se de obstáculos.

 Os alunos fora da cidade, maioritariamente do litoral do país ficaram alojados nas residências feminina e masculina do IPCB. Puderam também interagir com os estagiários franceses do Laboratório.

Para mais informações em: www.ipcb.pt/EST/