Alunos Internacionais de Mestrado e de Escolas Profissionais da região desenvolvem o seu estágio profissional no Laboratório de Robótica do IPCB.
Docentes e Serviços / 2018-07-05

Alunos da Ecole Nationale Supérieure des Mines d'Alès, uma das 'Grandes Écoles' de França, desenvolvem o seu estágio no Laboratório de Robótica e Equipamentos Inteligentes do IPCB, Escola Superior de Tecnologia. Desenvolvem sistemas inteligentes para monitorizar e antecipar diversos tipos de atividade humana, tanto em ambiente residencial como industrial.

Os alunos Alexandre Misson e Rodolphe Bargolis, encontam-se desde Maio a realizar o seu estágio curricular do mestrado na área de EMACS - Engineering and Management of Complex Systems, sob a orientação do Professor Paulo J. Sequeira Gonçalves. O trabalho que se encontram a desenvolver permite, através da utilização de acelerómetros e sensores de visão, monitorizar a atividade de humanos. Por exemplo, se a pessoa está sentada, deitada, a caminhar, em pé, etc, guardando dados para posterior análise e interação com sistemas inteligentes que permitem determinar o estado da pessoa. Estes sistemas inteligentes, em desenvolvimento no laboratório, permitem antecipar o comportamento humano, como por exemplo, evitar quedas em idosos. Em ambiente industrial, estes tipos de sistemas encontram aplicação para antecipar movimentos de humanos, quando em trabalho colaborativo com robôs, e assim incrementar a segurança da interação humano-robô no mesmo espaço de trabalho.

A experiência tem sido gratificante para todos os membros do laboratório, a nível pessoal e profissional, também para os alunos estagiários das Escolas Amato Lusitano e Secundária do Fundão. Estes desenvolvem o seu trabalho com robôs da 'Escola de Robótica' ( http://escoladerobotica.ipcb.pt/ ) melhorando os mesmos através da inclusão de novos sensores e atuadores, bem como construindo novas peças através de impressão 3D. Seis alunos desenvolveram o seu trabalho em Maio e Junho, contribuindo também para testar novos robôs e aplicações em desenvolvimento no laboratório, no âmbito dos projetos em curso: EuroAGE e GMOVE+.

 

Fonte da informação que consta do texto: Responsável do Laboratório.

Para mais informações em: http://escoladerobotica.ipcb.pt/