Aluna da ESTCB desenvolveu Sistema para Análise de Dados Biomédicos
Cursos / 2010-09-29

 

No dia 29 de Setembro de 2010, teve lugar a prova pública do Projecto Final de Curso em Tecnologia dos Equipamentos de Saúde, da aluna Daniela Leal Ferreira. O projecto é intitulado: "Sistema para Análise de Dados Biomédicos - Electrocardiograma". Este trabalho foi orientado pelos Professores Paulo Gonçalves e Pedro Torres do Departamento de Engenharia Industrial da EST-IPCB e foi realizado no Laboratório de Robótica e Equipamentos Inteligentes. Foi iniciado em Março de 2010 e foi terminado em 10 de Setembro de 2010.

O trabalho teve como objectivos o projecto e desenvolvimento de um sistema para aquisição, processamento e análise de dados biomédicos, nomeadamente do electrocardiograma.

Foram construídos vários circuitos electrónicos que permitem a aquisição e o condicionamento de biopotenciais, uma interface hardware/software para comunicação com o computador e um software de aquisição, processamento e visualização dos sinais adquiridos. Embora alguns dos circuitos electrónicos tenham sido implementados especificamente para a aplicação do electrocardiograma, mas foram projectados de forma a permitir a adaptação para a aquisição de outros tipos de sinais fisiológicos.

O sistema desenvolvido revelou-se uma boa ferramenta didáctica, que permite a análise e o estudo de alguns fenómenos físicos recorrentes no corpo humano, tendo como vantagem a utilização do computador para se obter os dados digitalizados para posteriormente sofrerem uma análise adequada.

Os resultados experimentais revelam que o sistema faz a aquisição do sinal ECG de forma adequada, sendo possível visualizar o sinal periódico com as respectivas ondas características, tendo a vantagem de ser um sistema simples de implementar e utilizar, que pode ser adaptado para a aquisição de outros tipos de sinais biomédicos.

Para mais informações em: http://www.est.ipcb.pt