Colaboração com Universidade Técnica de IASI - Roménia
Mobilidade / 2011-06-18

 

Foi recentemente celebrado entre o IPCB e a "Gheorghe Asachi"Technical University of Iasi (Roménia), um protocolo, ao abrigo do Programa Erasmus, direccionado para o intercâmbio, no domínio da Engenharia Civil, quer de estudantes (licenciatura e mestrado, bem como para alunos de doutoramento da universidade romena) quer de docentes.
Aquela universidade é uma das maiores no seu país, dispondo de 11 faculdades, cerca de duzentos professores e investigadores doutorados e mais de 1400 alunos de doutoramento, sendo responsável por mais de 2/3 das patentes romenas registadas nos últimos 10 anos.
 A Faculdade de Engenharia Civil daquela universidade é uma instituição de reconhecido nome, a nível internacional, e é actualmente constituída por 6 departamentos que ministram: 3 cursos de licenciatura, 10 cursos de mestrado, 1 curso de pós-graduação, 1 programa doutoral e outro de pós-doutoramento (europeu), todos eles acreditados e a funcionar de acordo com as especificações de Bolonha.
O seu envolvimento em parcerias internacionais é muito intenso e variado (p.ex., Universidade de Florença/Itália, Universidade Técnica de Pretória/República da África do Sul e Universidade Técnica da Islândia). A sua importância é particularmente relevante na Europa Oriental, sendo um pólo de formação e de I&D de excelência de toda aquela região.
Aquela Faculdade possui instalações e equipamentos científicos "de ponta" que lhe permite ter uma participação muita activa em projectos internacionais, designadamente europeus e americanos. Está actualmente a dinamizar a criação no seu país do "Center of Excellence for Advanced Materials, Construction Technologies and Foundations".
A título exemplificativo, o seu Departamento de Infra-estruturas de Transporte e Fundações, onde se inserem 25 docentes doutorados e mais de 30 alunos a desenvolver actividades de investigação, participou, nos últimos anos em vários projectos COST, de iniciativa comunitária, tais como: COST351 - Water movement in soils and embankments, COST353 - Winter service strategies for increased european road safety e COST354 - Performance indicators for road pavements.
Segundo o Professor Coordenador Francisco Lucas, da Unidade Técnico-Científica de Engenharia Civil da EST/IPCB e coordenador do Mestrado em Infra-estruturas de Construção Civil, "É particularmente relevante o facto do convite ter sido endereçado pela instituição romena, o que muito nos honra, tanto mais que até agora em Portugal aquela universidade apenas desenvolveu parcerias com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Minho. O convite que nos foi enviado é extensível a outras formas de cooperação, designadamente, troca de conhecimentos,  actividades de I&D e projectos conjuntos, as quais serão, oportunamente,  objecto de análise. Considero que é uma grande oportunidade e responsabilidade para se estabelecerem parcerias de excelência que permitirão dar outra dimensão à nossa instituição e às actividades nela desenvolvidas".

Para mais informações em: http://www.est.ipcb.pt