Joana Santos - Estudante Erasmus na Universidade de Ljubljana
Mobilidade / 2010-09-22

Ser estudante ERASMUS, foi para mim das melhores experiências de vida, faz-nos crescer pessoalmente, sentimos que tudo depende de nós e da nossa maneira de ser para lutar por algo que se quer.

A Associação de Estudantes da Universidade de Ljubljana organiza muitas festas, programas, para nos integramos com os outros alunos ERASMUS. Todas as semanas distribuem a escala com as festas da respectiva semana, e não há como não ir. J Para além de festas na Eslovénia, também fomos até à Bósnia, numa viagem organizada pela AE e que foi muito agradável e enriquecedora historicamente.

O grupo de alunos ERASMUS com quem mais me identifiquei, foram os portugueses, os gregos, os belgas, os polacos e os turcos.

Quanto à Faculdade de Informática, a maioria dos professores foram bastante simpáticos, prestáveis e preocupados comigo, isto também contribuiu para que tivesse feito todas as cadeiras às quais me propus.

Fiquei alojada num residência de estudantes, que se situava a 5 minutos da faculdade e era praticamente no centro da cidade, esta residência é composta por 13 blocos, e foi muito fácil a integração, apesar de sermos apenas cerca de 10 ERASMUS distribuídos por esses blocos, mas os nossos colegas eslovenos integraram-nos sem qualquer problema. No campus da residência temos acesso a vários serviços, temos um gabinete com médico, cantina, ginásio, campos de jogos, lavandaria, café e salas de convívio.

Quanto à cidade de Ljubljana, posso dizer que é organizada, calma, segura, interessante, tem muitas actividades culturais, linda, é muito agradável, os habitantes andam muito de bicicleta ou patins, são educados, prestáveis, gostam imenso de ajudar e são simpáticos.

A Eslovénia é um país muito central, pois encontra-se entre a Áustria, Itália, Croácia e Hungria; tem poucos km de costa mas os quais estão bem aproveitados e é uma zona muito agradável; a norte tem os Alpes, onde se podem ver terras pitorescas com as típicas casas de neve e montanhas cobertas de neve. O país é pequeno mas muito diversificado e interessante, o nível de vida é praticamente igual a Portugal, apesar de haver muitas regalias enquanto estudante.

Por ser tão central, algumas vezes eu e alguns amigos ERASMUS, alugámos carro e fomos conhecer alguns países ali por perto, fizemos longas viagens, divertimo-nos muito e fizemos novos amigos pelo caminho.

         Quanto a aspectos negativos, um foi a baixa temperatura que se fazia sentir em Fevereiro, quando lá cheguei estavam -14ºC e nevou durante 1 mês, mas todos os edifícios estão muito bem preparados para combater o frio… e o outro aspecto negativo, tem a ver com a dificuldade de arranjar voos para Ljubljana, pois é um aeroporto muito pequeno e com poucas alternativa mas tudo se resolveuJ! De resto foi tudo muito positivo e espectacular!
Para concluir posso dizer que adorei, voltaria a repetir esta experiência que contribui muito para a nossa maneira de estar e ver a vida, aconselho todos a serem alunos ERASMUS!

Para mais informações em: http://www.est.ipcb.pt/grest/